Quer publicar na revista Engenharia?

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ENGENHARIA

1) Número de páginas: o artigo deve obedecer ao limite de 12 laudas com 1 200 toques por lauda, considerando-se texto e toda a matéria agregada como tabelas, figuras, fotos, ilustrações ou desenhos.

2) Aplicativo: o trabalho será executado em processador de texto compatível com o MS Word.

3) Matéria agregada: toda a matéria agregada deverá ser inserida no respectivo texto da forma pela qual será publicada. Na eventualidade de inserção de fotos, as mesmas deverão possuir resolução mínima de 300 dpi.

4) Envio: o artigo técnico será enviado por e-mail para a secretaria das Divisões Técnicas do Instituto de Engenharia
( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ) endereçado ao diretor responsável da REVISTA ENGENHARIA.

5) Análise: o artigo técnico será submetido pelo diretor da REVISTA ENGENHARIA à análise de um ou mais membros da Comissão Editorial, um dos quais poderá entrar em contato com o autor para eventuais esclarecimentos ou complementações, havendo vários autores, um deles será designado representante pelo grupo:
a) O autor deverá, se de acordo, proceder às modificações sugeridas, reenviando o artigo revisado completo no prazo máximo de 15 dias para o endereço eletrônico indicado pelo membro da comissão que o analisou.

6) Os trabalhos técnicos para publicação na REVISTA ENGENHARIA poderão ser elaborados por autor não sócio do Instituto de Engenharia, desde que sejam de real interesse à profissão; podem representar a colaboração de vários autores, mas devem ser apresentados por um deles, que os represente:
a) O nome do autor ou dos autores deverá ser inserido no canto superior direito da primeira página do artigo e as respectivas qualificações serão apostas ao final do artigo no canto inferior direito;
b) Encaminhar foto do autor (ou do representante dos autores), deverá ser enviada digitalizada juntamente com a matéria que pretende publicar.

7) Originalidade: a juízo da Comissão Editorial, não poderão ser inseridos artigos já publicados em outros veículos de informação, salvo se:
a) Houver interesse na ampliação de seu universo de divulgação, pela oportunidade e importância;
b) Tratar-se de trabalho apresentado na defesa de tese em concursos universitários ou em pós graduação acadêmica;
c) Tratar-se de trabalho apresentado em congressos ou eventos similares, em nome do Instituto de Engenharia, ou apresentados em eventos das Divisões Técnicas do IE, inclusive para o concurso à premiação anual de trabalhos;
d) Apresentados em eventos internacionais e ainda não publicados em português.

8) Prazos: o material já revisto pela Comissão Editorial e submetido ao crivo do autor não poderá demorar mais do que 15 dias para ser devolvido com o respectivo “de acordo”.

9) Bibliografia: Ao final do trabalho será indicada a bibliografia utilizada, se possível na ordem de seu comparecimento no texto, indicando-se além do autor e nome do trabalho, a editora, cidade e ano de publicação. No caso da Internet, deverá constar o endereço respectivo bem como a data da consulta:
a) Fica implícito que o autor também permitirá a publicação da matéria apresentada nos sites da REVISTA ENGENHARIA e do Jornal do IE na Internet, independentemente de autorização expressa para esse fim;
b) A aprovação de um artigo não implica na sua publicação.

Fonte: http://www.brasilengenharia.com.br/normas.asp